sábado, 5 de setembro de 2015

Andamentos do cavalo: Passo

Resultado de imagem para passo do cavalo 

  O passo é um andamento marchado, no qual os membros do cavalo se apoiam, um após o outro, em quatro tempos bem marcados e sem intervalo de suspensão


Ajudas para iniciar o passo:

Atua-se fazendo pressão com ambas as pernas ao mesmo tempo atrás da cilha  e impulsionando o assento sob a forma de pressão contra a sela de trás para a frente, cedendo com as mãos, abrindo os dedos a fim de manter um contacto suave com o bocado.



Diferentes tipos de passo:

Passo de trabalho:
 O cavalo alonga o pescoço com as narinas a altura das ancas. Os posteriores ultrapassam um pouco a marca dos anteriores. No passo de trabalho os cavalos fazem mais ou menos 6 km por hora. E o melhor andamento para iniciar qualquer trabalho.

Passo alongado
O cavalo amplia ao máximo as suas passadas e baixa um pouco o pescoço. Os posteriores ultrapassam bem a marca dos anteriores . Não se deve praticar este passo durante muito tempo pois obriga o cavalo a deslocar o seu centro e gravidade para a frente pesando sobre as mãos.

Passo reunido
O cavalo engaja os posteriores, levanta e arredonda o pescoço. O passo tem mais cadencia  pois os posteriores nao atingem a marca dos anteriores. A sua velocidade e inferior à do passo de trabalho.

Passo livre
O passo livre realiza se com as rédeas soltas pois assim o cavalo alonga e baixa o pescoço a vontade facilitando o seu movimento. Este passo e ideal para finalizar trabalhos. Proporcionando um relaxamento físico e mental para os cavalos retornarem à boxe  




Sem comentários:

Enviar um comentário